quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Quem "planta",... um dia colhe

Oi pessoal! Tudo bem?

Gostaria, primeiro, de agradecer as mensagens de carinho e apoio do meu primeiro post. Todas muito especiais!

Percebi aqui e em todos os blogs que li e leio, que este universo "virtual" acaba criando uma egrégora em volta de todos que escrevem e que lêem. Uma egrégora positiva que ajuda a nos aliviar das cargas desse caminho e nos recarrega para a próxima fase, que nos faz aprender e doar, sentir e se emocionar.

Como disse em um dos comentários, resolvi escrever com ares de contos de fadas pois, desde que comecei a ler blogs sobre construção, todos parecem se iniciar com um ar de magia e encanto.
Fala sério! É muito bom, né!?

Mas,...

Vamos falar de planta!

Eu e minha esposa ainda estamos na fase do projeto, decidindo o que será necessário em termos de cômodos, disposição deles e dos móveis, iluminação natural, ventilação, etc.
Só para "embasar", nosso terreno é em declive, acentuado, mas dá para caminhar sobre ele numa boa. Vou fazer um post posteriormente só sobre ele.

Nesse momento precisamos decidir a planta e contamos com vocês para ajudar e nos corrigir.

Na primeira planta que nossa arquiteta nos entregou há algum tempo, ela fez uma casa em meios-níveis (metade de um andar) para aproveitar a queda do terreno.
Concordamos com ela, que seria melhor em termos de movimentação de terra, mas... mesmo sendo declive, gostaríamos de uma casa térrea (meio louco, né?), com a parte de cima contendo a casa propriamente dita e, na parte de baixo uma área de "festas" (churrasqueira, mesa, sofá, até uma suíte extra), mas seria algo que definiríamos depois.

Daí,...

Nossa arquiteta nos passou, nos últimos dias, 3 opções de plantas de acordo com nosso terreno e o que gostaríamos, mas nós descartamos uma e gostamos de partes das outras duas.

Então,...

Descobri o Floorplanner.com e fiz uma que juntava o que queríamos das duas (só a parte de cima, pois a de baixo vamos decidir depois).
Agora se vocês puderem dar uns pitacos pra ajudar a gente,... seria ótimo! ;-)
Ainda estamos discutindo algumas coisas e vamos levar, posteriormente, para a arquiteta dar uma olhada.
A entrada seria naquele pergolado na parte de baixo da imagem, ao lado da lavanderia que pretendemos melhorar esteticamente, talvez com uma parede arredondada com tijolinhos de vidro.
Aquela escada ao lado da mesa de jantar seria o acesso para o piso inferior.

Desculpem se escrevi demais e mais confundi do que expliquei. Tem dias que sou assim mesmo. rs

Abaixo está o rascunho de planta que fiz (Clica que aumenta).

Grande beijo pra quem é de beijo e grande abraço pra quem é de abraço!!!



34 comentários:

  1. Oi, Edu, tudo bom?
    Não vi seu terreno, não sei como é a inclinação, mas tenho dois blogs que eu sigo há muito tempo que os terrenos tbm tinham um pouco de inclinação.
    Não sei se é o seu caso, mas vale ir lá dar uma olhadinha.
    São:http://antonioesonia.wordpress.com; e
    http://daniejoaocarlos.blogspot.com.br/
    Posso te perguntar uma coisa,sem querer me intrometer mais já me intrometendo? Rsrsr
    Será um lavabo e um banheiro próximos um do outro? Fiquei com esta dúvida.
    Desculpe-me o enxerimento, tá?
    Abçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora!

      A inclinação do terreno é para os fundos, onde está a sacada. Assim aproveitamos a vista e o por do sol.
      Valeu pelas dicas dos blogs!
      Bem, eu quero mais é que vocês se "intrometam" mesmo e me ajudem a construir essa casa!
      Então, sobre o lavabo, é perto de outro banheiro mesmo. No inicio eu não estava querendo, mas surgiu o assunto de separar os banheiros "íntimos" do que será usado eventualmente por alguma visita.
      Sinceramente, ainda estou na dúvida. Por isso a opinião de vocês é muito importante!
      Grande beijo!

      Excluir
  2. Oi Edu, td? Eu gostei da planta.. tudo integrado e isso é mt bom, mas me conta, vc fez uma salinha de TV do lado do lavabo? Fiquei na dúvida... e tbém tenho a mesma dúvida da Debora... sabe que na nossa casinha tbém queria mt um lavabo, pensando em quando agente recebe visitas ser tudo de bom... mas teria 2 banheiros + lavabo pertos um do outro... ou teria que abrir mão de 1 banheiro, fiquei com 2 banheiros e tirei ele... que dói ainda... mas achei que ficou melhor. Tbém temos tudo assim integrado.. e achei q ficaria estranho.. opinião minha tá! Há, outra coisa que levei em consideração, depois vai ter a parte externa ainda... piscina... quiosque... mais banheiro!
    Há... vc escreve mt bem! Deveria trabalhar com algo relacionado a isso!! hehehe.... 'beijo pra quem é beijo, abraço pra quem é abraço'.. foi boa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!

      Então, não é uma salinha de TV, mas um escritório com uma poltrona para leitura, mesa de computador e um sofá-cama de casal para que este cômodo possa se transformar em quarto temporário caso necessário.
      É, integração é tudo de bom, ainda mais para quem estiver cozinhando não ficar de fora do papo. rs
      Esse lavabo ainda vai dar muito o que falar. rs
      Penso como vocês, mas estamos naquela dúvida se devemos deixar o lavabo só para as visitas esporádicas, separando do banheiro de quem estará residindo. Também não vejo muito sentido, mas estamos com receio de dar aquele aperto lá na frente.
      A parte externa na verdade, será na parte de baixo da casa, ocupando apenas metade da casa. Praticamente vai ser uma mini casa embaixo da nossa. O que fizermos lá não vai depender nem influenciar em cima.
      Escrevo bem nada! Mas valeu pelo elogio. Rs
      Bjo!

      Excluir
  3. Muito boa a planta ! Está no caminho certo !!! Veja se o banheiro da suite fica melhor trocando com o closet pois a parte hidraulica ficaria melhor tudo próximo talvez e é sempre bom onde está o poente e nascente, deixei os banheiros todos no poente la em casa pra sempre ficar sequinho ok bj Gily

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gily!!!

      Então moça, o banheiro da suíte está no poente sim, pois será o mais utilizado. Ao menos enquanto formos apenas eu e minha esposa.rs
      Tem a questão da economia com encanamento, mas acho que daquele lado fica melhor mesmo.
      O closet naquele lado, no inverno, vai pegar sol o dia todo, já que a região é bem úmida.
      Bjo!

      Excluir
  4. Já que vc pediu opnião vamos dar né... kkk a gente nem gosta disso..
    Achei bem legal sua planta, só que também fiquei na duvida desse lavabo, será que vai ser necessário já que tem outro WC pertinho??..
    Beijos e abraços.. ( vc escolhe)..kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Lu!!!
    Opine sempre! Por favor!
    Dúvida cruel!!!

    Sei que a decisão final será nossa, mas acho tão legal uma casa ser construída assim, em comunidade! Mesmo que seja virtual. ;-)

    Valeu! Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Edu
    Adorei seu blog e seu post.ja estou acompanhando,sua maratona.
    Boa sorte!
    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zilene!!!
      Obrigado pela visita. Já estou te seguindo tbm!
      Grande abraço!

      Excluir
  7. Edu, achei a planta muito boa, comodos bem espaçosos, ficou muito bom, também fiquei em duvida quanto a este lavabo e wc, acho que vc poderia escolher por um ou outro, já que estão bem pertinhos :)

    Bjs

    Patty

    diariodaminhaobra.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patty!

      Estamos fazendo umas pequenas alterações na planta, mas a questão do lavabo esta difícil. Rs
      O que estamos pensando é que, se tivermos filhos eles vão utilizar o banheiro, certo? Mas e quando tivermos visitas? Por isso estamos pensando em manter o lavabo.
      Mas,... a cada dia uma nova alteração na planta. Rs

      Bjo!

      Excluir
  8. Oi Edu! Muito legal sua planta, mas fiquei pensando na suíte do casal: logo que vc entra dá de cara com outra porta - a do banheiro - achei meio estranho. Eu estou construindo, minha casa se parece com a sua, eu fiz o seguinte em relação aos banheiros: um na suite - somente para o casal, um banheiro social - que fica mais ou menos "no meio" da casa, para os futuros moradores (filhos) e hóspedes, visitas. O lavabo pretendemos fazer próximo a churrasqueira, que fica integrada a garagem. Dessa forma, quando houver "festa", este será o banheiro utilizado pelas visitas. Lembre-se que o banheiro é a parte mais cara da obra e provavelmente vc fará um banheiro na parte debaiixo da casa, total 04 banheiros. A propósito, vc pensa em fazer uma casa de quantos metros quadrados?
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Joana!!!

    Primeiro, obrigado pela visita e opiniões.

    Quanto ao banheiro da suíte, já demos um jeito nisso. Também achamos estranho a localização da porta e acabamos alterando a localização do banheiro. :-)

    Puxa! Agora fiquei curioso com sua casa!

    O banheiro social, imaginamos que vá ficar oficialmente para um futuro filho(a) ou hóspede e, neste caso, seria interessante um lavabo para as visitas exporádicas utilizarem. Embora ainda estejamos discutindo isso, talvez construí-lo agora seja mais interessante do que nos arrependermos depois e, caso desejemos um, construir depois vai dar mais dor de cabeça. Podemos estar enganados, mas...
    Quanto ao custo, acredito que para um lavabo pequeno assim não será tão exorbitante como um banheiro.

    Referente ao tamanho da casa, digamos que o piso superior, ou térreo, vai ter uns 110 metros mais ou menos. Já a parte inferior, onde pretendemos fazer a área de festas, gourmet, etc, vai ocupar a metade da casa, ficando abaixo da sala de jantar/estar e suite, e vai ter uns 60 metros quadrados. Diferente da sua casa e da maioria que vejo, nossa área gourmet (incrível como não me sinto muito bem com esse nome, preferiria chamar de área de confraternização) vai ficar separada da casa em si, sendo acessada por essa escada que sai da sala de jantar.

    Bem, aproveitando a deixa do seu blog, o que queremos na verdade é uma casa que nos "cative" e que "sejas eternamente responsável" por nós.

    Você veio num momento que, acredito, a poesia seja necessária para apaziguar e dividir estes sentimentos.

    Vou acompanhar seu blog e espero que esteja aqui sempre.

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah.. pior que o banheiro no nosso quarto ficou assim, vc abre a porta e da de cara com ele..rsrsrs... não tinha pensando nesse detalhe quando fiz a planta, só me dei conta agora com as paredes sendo erguidas... paciência..

      Excluir
    2. Oi Ana!!!

      Não sei se você lembra, mas na época que você colocou sua planta no blog eu fiz um comentário que havia gostado muito dela e iria levar para minha arquiteta dar uma olhada.
      Então, na primeira planta que fiz a disposição do banheiro ficou igual ao seu (iríamos deixar apenas dois quartos também). Tanto que nessa planta ai acima mantive a idéia da sua. Só mudei pelo comentário da Joana, mas não ficaria me "corroendo" por isso, pois ainda assim acho uma ótima disposição dos cômodos da sua casa.
      E outra! A lavanderia vai ficar na frente da casa também. Hehe!

      Bjo!

      Excluir
    3. Claro que lembro dos seus comentários.. como esquecer! Vc gostou tanto que disse que serviria de inspiração pra sua... super amei né! rsrsrs.... Mas não fiquei na pilha de ter ficado o banheiro ali sabe... claro, poderia ter ficado melhor.. mas ja tenho ideias pra aquela porta... papel de parede na parede toda... vou bolar alguma coisa, pra não ficar com cara de 'porta do banheiro'...o sr.google é mt parceiro nessas horas..rsrsr... Valeu!

      Excluir
  10. Edu,

    Em primeiro lugar, a maneira como vc escreve é uma delícia. A gente começa a ler e o texto já "fisga" o leitor. É muito bom, de verdade.

    Sobre a planta, li nos seus comentários posteriores que vcs mudaram a localização do banheiro da suíte e fiquei curiosa para saber como está agora. Sobre o restante da planta, parece que a melhor vista da casa fica para os fundos, porque as áreas mais nobres estão todas voltadas para lá.

    A lavanderia, pelo contrário, bem na fachada. Como não conheço o terreno e o entorno, fiquei na dúvida se valeria a pena mudar as janelas para a lateral da casa e deixar aquela parede de 4m livres para máquina de lavar, secar, tanque, armários de mantimentos... Parece mais útil, a princípio. E colocaria uma mesa de passar roupa abaixo da janela, mas isso já é coisa pra outra etapa da casa.

    Sobre a questão lavabo x banheiro, entendo a sua posição. O banheiro ficaria bonitinho e arrumadinho agora, porque não teria ninguém fazendo uso dele o tempo todo. No futuro, com filhos, acho que a situação pode ficar complicada. O filho vai tomar banho e a visita não tem banheiro para usar. Ou usa depois, mas o banheiro está todo escorrido de vapor. Ou bagunça, toalhas, itens de uso pessoal que vc não quer que fiquem expostos para as visitas. Situações assim, que vc pode evitar.

    Minha sugestão: mantenha os dois, banheiro e lavabo. Alterações que eu faria:

    Em primeiro lugar, espelhar o lavabo (ou seja, vaso sanitário e pia estariam do lado direito da planta, porta do lado esquerdo. Isso traria a possibilidade de ter luz natural no ambiente, com uma janelinha alta ( a não ser que vc já esteja planejando uma iluminação zenital, que também é bem bacana e fácil de fazer).

    Segundo lugar: pensando no futuro, com filhos usando o banheiro, eu fecharia a parede desde o lavabo até o closet (vcs teriam que alinhar as duas). Faria isso para que este setor de 2 quartos + banheiro ficasse mais íntimo. Já pensou sair de toalha do banheiro para o quarto quando as visitas estiverem na sala? Acho que assim seus filhos (ou até hóspedes que vcs possam receber em casa) teriam mais privacidade. Não sei se fui muito clara, mas se vc precisar eu mando uma planta alterada pra vc.

    Será que ajudei em alguma coisa ou criei ainda mais dúvidas?

    ResponderExcluir
  11. Oi Débora!!!
    Desculpa a demora para responder.

    Delícia mesmo, é receber um comentário destes.
    E fiquei vermelho pelo elogio. Rs
    Obrigado!

    Fizemos algumas alterações na planta sim e estou fazendo um novo post pra mostrar pra vocês. A propósito, a "área mais nobre" fica para os fundos do terreno mesmo.

    O banheiro da suíte acabamos invertendo de posição com o closet e melhoramos o segundo banheiro.

    Quanto ao lavabo, é justamente isso que estávamos pensando! Muuuiitooo provável que iremos mantê-lo sim.
    Mudamos o vaso e a pia de posição e incluímos uma "janelinha", mas já estávamos falando sobre iluminação zenital tbm, inclusive para outras partes da casa.

    A lavanderia vai ficar com a janela na lateral mesmo, só não sei o que fazer para que ela possa receber iluminação do sol da manhã naquela parede da fachada e que combine ou não prejudique a fachada.

    Sobre isolar a área íntima, foi clara sim e entendi seu ponto de vista. Aliás, muito válido!
    Vou tentar implementar.

    Débora!!! Você ajudou muito!!!

    Mais uma vez, obrigado!

    Bjo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edu,

      Refletindo mais um pouquinho sobre o comentário da área íntima, pensei em outra opção: alongar a parede que fica entre o banheiro da suíte e a sala (nesta planta do post) até o lavabo. Elas aparentemente já estão alinhadas, seria super fácil. Aí a suíte também ficaria mais "protegida". Na verdade eu nem colocaria porta nesta parede que estou sugerindo, faria um belo portal e só. Não precisa ficar fechado, só criar im limite do que é a área social e a íntima da sua casa. No máximo usaria uma porta dupla ou uma de correr bem larga, mas qualquer coisa que deixe o vão bem aberto e espaçoso.
      Sobre a lavanderia, vou pensar um pouquinho. Vc tem a foto de alguma fachada que tenha o estilo que vc pretende para a sua casa?

      Excluir
    2. Oi Débora!

      Pensei na possibilidade de colocar uma porta de correr mesmo, acho que talvez seja melhor.
      Sobre a fachada, tá um dilema! É gostoso pensar nessas coisas, mas dá uma dor de cabeça! rsrs
      Vou ver se coloco no próximo post.

      Excluir
  12. Oi Edú de uns tempos pra cá tenho visto seus comentários por sinal muito bem elaborados, nos blogs visinhos e, inclusive no meu. Achei seu blog e já estou te seguindo viu amigo!!!
    Gostei da sua planta mas olha uma dica que eu fiz lá em casa e me ajudou muito foi primeiro tentar visualizar a fachada depois a disposição interna fica mais fácil de montar "conforme o gosto do cliente"!!! rsrsrs......
    Há pra opinar com mais certeza seria bom ver fotos do terreno e perspectiva de fachada ainda que seja só mais ou menos o que vc tem em mente. Háaaaa, ví que vcs já fizeram algumas alterações na planta então, sendo assim, fico no aguardo desta pra opinar ok!!!
    Abração pra quem é de abraço!!! kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Áurea!!!
      Obrigado! É uma honra tê-la aqui.

      Também já estou te seguindo amiga!!!

      Boa idéia visualizar a fachada da casa primeiro. Tô tentando! Rs

      Vamos dar uma "lapidada" no rascunho da planta e entregar pra arquiteta, dai quero ver a perspectiva da fachada.

      Estou devendo mesmo mostrar o terreno pra vocês terem uma idéia melhor e nos ajudar. Vou colocar no próximo post junto da planta que alteramos.

      Abração moça!!!

      Excluir
    2. Oi Moço !!! rsrsrs....
      Edu fui vendo essa imagem e pensando em vc!!!
      Tava meio sem jeito de falar massssss....olha eu não colocaria sala de jantar propriemente dita como vc colocou, ainda mais que vc vai fazer ambientes integrados. Lá em casa eu coloquei mas é pq eu já tinha minha sala de jantar e não queria me desfazer dela. Não sei se esse tbm é seu caso, mas se não for, não faz sala de jantar não!!! Aquilo só serve pra juntar poeira, utilidade prática é zero!!!
      Ví essa imagem (URL: http://site.sca.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/01/DSC04715.jpg )
      (Link http://site.sca.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/01/DSC04715.jpg ) lembrei de vc na hora e criei coragem de vir te falar pra mudar de ideia e não colocar sala de jantar. Se vc quizer coloca uma mesinha redonda pra jogar um tabuleiro com os amigos e tbm serve pra jantar né!!! Aí vc pode aumentar o espaço ocupado pelo seu quarto aumento seu banheiro, (ainda mudando ele de lugar) que achei pequeno pra um banheiro de suite.
      Grande abraço e até mais!!!

      Excluir
    3. Oi moça!

      Fica sem jeito não! Fala mesmo!

      Então, vou levar a idéia para a Fabi avaliar a possibilidade também. Mas eu estava pensando em deixar mesmo, embora a imagem que você me mostrou é linda, pois estamos fazendo a casa pensando em reunir a família o máximo que pudermos, todos juntos. Inclusive para passar o final de semana todo conosco.
      É que estamos com trauma de casa pequena que se vier um casal não pode vir outro pois o espaço é tão pequeno que não cabe (ou vão ter que comer no sofá com os pratos na mão,...kkkk).

      Abração!!!

      Excluir
    4. kkkkkkkkkkkkkk
      Que medo de falta de espaço hem moço!!! kkkkk mas olha nessa imagem que te mostrei cabem muitas pessoas aí viu!!! kkkkkkkkk
      Espero mesmo que tenha gostado e eu achei linda!!! Combinaria imensamente com a sua casa!!!
      Abração

      Excluir
  13. Eita. Que passei muito tempo sem entrar em blogs ;D
    Eu gostei muito da planta de vocês. Acho que essa proposta da arquiteta de criar dois ambientes em níveis diferentes também é muito bom. Vamos as perguntas: Esse outro nível onde será o principal foco de visitas, festas e almoços familiares da casa vai ter alguma lavabo? Se não, você poderia jogar esse lavabo pra lá. Dava até pra crescer mais o escritório de vocês criando essa divisão que foi feita com o lavabo.
    La na nossa casa também fica aberto assim. Se passa no corredorzinho todo mundo vê. O bom é que o vento circula que é uma beleza. Eu pensei em futuramente criar uma espécie de porta de correr. Ali daria certinho pra vcs, pois ela entraria nessa parede oposta ao vaso e pia do atual lavabo.
    O bom de ter porta, porta com o quarto e o banheiro da suite é que da pra aproveitar bastante essa parede do banheiro. Colocando Tv, prateleira, essas coisas.
    Eu espero que meus pitacos sejam de valia. =D To loca pra ver essa casa linda. Mostra o terreno pra gente.
    Beijão pra vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi menina feita de bem!!!

      Seus pitacos são de grande valia, viu!

      Então, criar ambientes em níveis diferentes, na verdade, foi uma solução pois o terreno é declive, senão teríamos mais gasto pra deixar no mesmo nível. Mas veio bem a calhar, pois pretendemos fazer um ambiente de confraternização diferente da casa em si, um ambiente mais rústico com (tudo sonho ainda) forno de pizza, churrasqueira, fogão a lenha, mesa de madeira de demolição. Deus nos ajude! Além de uma suite extra. Vai acabar ficando uma casinha de campo.
      Bem, são muitos, muitos planos!
      Vai ter que ter um lavabo/banheiro extra sim. To pensando numa solução pra ter um banheiro para festas, reversível para banheiro de suite.
      Vamos acabar mantendo o lavabo na parte de cima mesmo, pois nem sempre a confraternização será embaixo, talvez um jantar em cima com um cine pipoca/guloseimas, vídeo game ou jogos de tabuleiros depois, aqueles que varam a madrugada. Rs
      Sobre isolar a área intima, achei interessante a idéia que a Débora deu, mas voto na sua idéia de utilizar uma porta de correr, embora, como você disse, de e circular um vento que é uma beleza! Ainda mais que é um lugar alto.
      No quarto eu até gostaria de uma
      TV, mas a esposa é contra, rs, preciso de bons argumentos pra convencer.

      Moça! Grande beijo!
      Mais uma vez, valeu pelos pitacos!!!

      Excluir
  14. Oi Edu, só agora tive tempo de vir te visitar e já estou te seguindo!
    Sou da opinião que a parte do projeto não precisa de pressa e deve ser pensada e repensada, pense muito no seu sonho e no que vc realmente quer, coloque na mão do arquiteto o "pepino", ele tem que saber colocar tudo que vc precisa dentro do espaço, da melhor forma!
    Como li acima vcs já fizeram algumas mudanças, eu particularmente adorei a cozinha, mas achei nada agradável a porta do seu quarto ficar em frente ao banheiro! Acho que deveria pensar em mudança!
    Acho que a questão dos banheiros e lavabo tbém poderia ser repensada, ou uma suíte criada naquele lavabo e vc fica sem lavabo, mas com duas suítes, ou aquele quarto escritório ganahr mais espaço e perder o lavabo, já q o outro banheiro está tão próximo!
    Espero as mudanças para dar mais pitacos! Bjos pra vc e esposa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê!!!
      Muitíssimo obrigado pela visita!!!
      Parabéns pelo prêmio!!! Fiquei realmente muito feliz!

      Menina, como é gostoso pensar no projeto, mas como dá dor de cabeça! Vamos levar para a arquiteta cuidar desse "pepino" sim, mas gostaria de entregar nas mãos dela e falar: É isso que queremos! Desse "jeitim". rs

      Gostamos da cozinha também e embora eu tenha ficado na dúvida quanto a cuba e fogão ficarem na bancada, a esposa quer assim para não ficar isolada ou de costas para o resto da casa.

      Já mudamos o banheiro da suíte, não vai mais ficar de frente não. Hehe!

      Até o presente momento, pensamos em manter o lavabo sim. Embora, sinceramente, eu ainda esteja em dúvida, mesmo com minha esposa querendo deixá-lo. Vamos ver se a arquiteta dá outra solução.

      Mais uma vez, obrigado Alê!
      Bjo pra você e as crianças e abraço no maridão (que deve estar todo orgulhoso dessa blogueira top)!!!

      Excluir
  15. Oiii
    Te encontrei no blog de uma amiga!
    Adorei o seu cantinho, já estou seguindo e prometo voltar sempre por aqui
    Te espero lá no Blog do Sítio também,
    http://sitio-bela-vista.blogspot.com
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laila!!!

      Obrigado pela visita e pelo carinho! Ja estou te seguindo também e dando uma lida nos seus posts sobre os revestimentos. Muito legal!

      Bjos!

      Excluir
  16. Edu recién conozco tu blog y me ha gustado mucho
    Saludos
    Angelica

    ResponderExcluir
  17. Ola, boa tarde!
    Gostaria de saber como ficou a casa, gostei muito da planta, parabéns!
    Agradeço desde já! ☺️

    ResponderExcluir

Plante uma sementinha aqui. Faça um comentário. ;-)